terça-feira, 20 de agosto de 2019

O EXPRESSIONISMO NO CINEMA


As primeiras seções de cinema expressionista ocorreram no período de inúmeras mudanças políticas no final do século XIX, e com a fundação do Segundo Reich Alemão (1871), isto é, Império Alemão (Deutsches Reich), existente entre 1871 e 1918, e que compreendia o território alemão unificado (um pouco maior do que o atual), além de vários domínios ultramarinos espalhados pela África, Ásia e Oceania. A Prússia unificou 25 estados ao seu redor.

O governo do rei Guilherme I, não conseguiu exercer controle absoluto sobre a produção artística e cultural de todas as regiões, mesmo, oficializando em 1880 a produção de uma a pintura que glorificasse a dinastia do imperador Guilherme I. A oficialização de uma estética de pintura se deu principalmente pela presença de Anton von Werner (1843-1915), representante de uma linguagem artística voltada à representação de temas históricos.

Entretanto, o governo nem mesmo com medidas autoritárias conseguiu controlar as produções e artísticas e nesse período, surgiram as sessões, grupos artísticos independentes como: Die Brücke - A Ponte, fundado em Dresden, em 1905, e der blaue Reiter - O Cavaleiro Azul, fundado em Munique, por volta de 1911. O círculo de A ponte, O Cavaleiro Azul.

Foi nesse contexto que o cinema expressionista surgiu na Alemanha em 1919, e forma tardia se comparada às demais artes e quando a literatura expressionista estava em declínio, o cinema acabaria falando de temas comuns aos seus antecessores, como a morte, a angústia da grande cidade e o conflito de gerações.

O aspecto mais importante do cinema expressionista foi, inovação estética. Seus atores e diretores, a maioria oriundos do teatro, passaram a utilizar técnicas já desenvolvidas no palco, como o jogo de luzes e holofotes, presentes na maioria dos filmes. Em vez de movimentos de câmera, a iluminação de um detalhe, a aparência fantástica das sombras ou a máscara nas lentes da câmera compunham os efeitos mais frequentes. Os espelhos foram outro recurso importante (usado, por exemplo, para deformar rostos).

Fontes de pesquisa

CALHEIROS, Luís. Às vésperas do expressionismo. Disponível em: <www.ipv.pt/milênio/16_pers2.htm>. Acesso em: 09/05/2018.

EISNER, Lote. A tela demoníaca. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Filmes

O estudante de Praga (Der SUDENE von Pra, Alemanha, 1913), dirigido por Stela Re.

O Gabinete do Dr. Caligari (Das Gabinete des Doutor Caligari, Alemanha, 1920), dirigido por Robert Wiene.

O EXPRESSIONISMO NA LITERATURA


A literatura expressionista se manifesta com a fundação de Der Sturn que traduzida para o português significa A tempestade, uma revista dirigida por Herwart Walden. Por meio dessa revista a literatura expressionista obteve seu auge e a maioria dos artistas da época participaram dessa corrente.

A literatura expressionista se caracteriza como a presença da subjetividade do escritor, despreocupação quanto a organização do texto em estrofes onde há análise do subconsciente dos personagens, metáforas exageradas e as vezes grotescas, linguagem direta, frases curtas e rompimento da lógica interior iguais as estéticas literárias anteriores.

Autores e obras do Expressionismo brasileiro:

Mário de Andrade: Paulicéia Desvairada; Lira Paulistana; Contos Novos; Amar, Verbo Intransitivo; Macunaíma; A Escrava que não é Isaura; Os Filhos da Candinha.

Oswald de Andrade: Pau-Brasil; Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade; Os Condenados; Memórias Sentimentais de João Miramar; Serafim Ponte Grande; O Rei da Vela; Um Homem sem Profissão.

Nelson Rodrigues: dramaturgo que apresentava características expressionistas em seus textos e em suas peças teatrais.

Fonte de pesquisa

ARTE Moderna. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo355/arte-moderna>. Acesso em: 09 de jul. 2019.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann, Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

EXPRESSIONISMO - PINTURA


O expressionismo na pintura busca representar à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais, nas suas obras não há preocupação em relação à objetividade, mas, sim a reflexão individual e subjetiva dos artistas. Há um distanciamento da figuratividade, o uso de traços e cores fortes, a imitação das artes primitivas, etc.

No Brasil o expressionismo influenciou e impulsionou o movimento modernista através do desejo intenso de pesquisar e representar nossa vida social, cultural e espiritual. Principais artistas brasileiros que apresentam características expressionistas em suas criações são:

Anita Malfatti: Sua arte era livre das limitações impostas pelo academicismo.

Cândido Portinari: Expressava através de suas obras o papel que os artistas da época se propunham: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as consequências desse desequilíbrio

Osvaldo Goeldi: Autor de diversas gravuras. Dedicou-se a xilogravura gravura em madeira.

Fonte de pesquisa

ARTE Moderna. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo355/arte-moderna>. Acesso em: 09 de jul. 2019.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann, Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Georges Braque

Georges Braque teve grande influência na arte moderna mundial, pois ele juntamente com Pablo Picasso fundou um dos movimentos artísticos mais importantes de todos que foi o Cubismo. Nascido no ano de 1882 numa cidade da França chamada Argenteuil que hoje faz parte da Grande Paris, Georges Braque foi um pintor e escultor reconhecido internacionalmente por suas lindíssimas obras.
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Georges Braque

As primeiras inspirações que fizeram de Georges se tornar um pintor, vieram quando trabalhava na empresa de seu pai que atuava no ramo de pinturas decorativas. Após ter passado grande parte de sua adolescência na cidade de Le Havre, ele se mudou para Paris para se aperfeiçoar na arte, e lá participou de sua primeira exposição que aconteceu no ano de 1906 no Salão dos Independentes, suas obras naquele tempo eram mais voltadas para o fauvismo, utilizando cores puras e formas simples em seus quadros.
Georges conheceu Picasso no ano de 1907 e tiveram uma grande amizade que durou até 1914, devido à Grande Guerra se afastaram, Georges foi ferido durante a guerra e ficou longe da pintura por aproximadamente dois anos, quando voltou e se focalizou em pintar quadros de pinturas figurativas e natureza-morta.
Selecionamos algumas obras de arte de Georges, das quais fazem parte da história da arte moderna até hoje, veja:
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Violin and Pitcher – Georges Braque
Texto extraído do site: https://pinturasemtela.com.br/georges-braque-o-criador-do-cubismo/. Em 13.08.2019

Maurice de Vlaminck


Maurice de Vlaminck foi um pintor francês. Ao lado de André Derain eHenri Matisse, é considerado um dos principais nomes do movimento fauvista, um grupo deartistas modernos que estiveram unidos, de 1904a 1908, no uso de cores intensas em suas obras.
Maurice de Vlaminck nasceu em Paris, em uma família de músicos. Seu pai lhe ensinou a tocar violino. Ele começou a pintar quando já era quase um adulto. Em 1893, ele estudou com o pintor Henri Rigalon na Ile de Chatou. Casou-se pela primeira vez em 1894. A grande sorte em sua vida foi ter encontrado André Derain em um trem para Paris quase no final de seu serviço no exército. Vlaminck, com 23 anos na ocasião, desenvolveu uma forte amizade com Derain. QuandoVlaminck completou seu serviço militar em 1900, os dois alugaram um estúdio. Vlaminck pintava durante o dia e ganhava a vida dando aulas de violino e tocando com uma banda durante a noite. Em 1911, viajou para Londres para pintar o rio Tamisa. Em 1913, ele pintou novamente com Derain em Marselha e Martigues. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele começou a escrever poesia. Depois, ele estabeleceu-se nos subúrbios de Paris. Casou com sua segunda mulher, com quem teve duas filhas. De 1925 em diante, ele viajou pela França, mas continuou a pintar, principalmente ao longo do rio Sena, próximo a Paris.

Fauvismo
"Quero incendiar a Escola de Belas Artes com meus vermelhos e azuis." Essas são palavras de Maurice de Vlaminck, pintor francês, nascido em 1876, que revolucionou uma época. Considerado o mais autêntico dos fauvistas, Vlaminck tornou-se pintor enquanto ganhava a vida como violinista de orquestras ciganas em Paris.
No início do século XX, destacou-se entre os outros fauvistas. As suas telas fauve marcam a explosão de cores quentes e puras. No entanto, logo Vlaminck abandonaria o "estilo selvagem" em busca de um caminho próprio.
Antes de chegar à maturidade, quando suas obras passaram a ressaltar telhados e ruas nevadas, ele passou por um período fértil sob influência de Cézanne. Deixou-se impregnar pela vibração dos amarelos de Van Gogh em trabalhos como Montes di feno (1950), que se distanciam completamente da melancolia de suas telas invernais. Após a I Guerra mundial, suas telas ficaram mais sombrias e mais tarde Vlaminck acabou adotando um estilo entre expressionista e realista. Faleceu em 1958.

Texto extraído do site guia das artes. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/maurice-de-vlaminck/biografia. Acesso em 13.08.2018

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Dia Nacional das Artes

O Dia Nacional das Artes surgiu a partir do decreto de lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Tais leis regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que também podem estar inseridas no que seria considerado um trabalho artístico.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Períodos da história Ocidental e Estilos artísticos


A Idade Média se refere a Alta Idade Média que caracteriza um período que tinha como base o sistema feudal, sua economia não era monetária, ocorria por meio de trocas “natural”.

A Baixa Idade Média foi o período de transição do feudalismo para a primeira fase do capitalismo, um sistema econômico monetário. O valor das moedas eram dados de acordo com o metal que a constituiam. Com isso, os Europeus intensificaram suas conquistas territoriais em busca de metais preciosos.

A Arte do período Medieval é a arte Paleocristã, Bizantina, Românica e a Gótica. Os principais temas representados nessa Arte é a religião cristã.

A Idade Moderna iniciou com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos em 1453. É o período compreendido entre os séculos XV e XVIII. Esse foi um período marcado pela transição do feudalismo para o capitalismo burguês, nessa época, coexistiram elementos do sistema medieval feudal e elementos que formaram as bases do sistema capitalista. Portanto, a Idade Moderna não era essencialmente capitalista e nem feudal. A forma de governo estabelecida era o absolutismo, as palavras do rei eram leis e suas vontades e desejos eram ordens. Essa forma de governo era fundamentada pelas teorias de predestinação divina que apontavam o rei como representante de Deus na terra e por textos laicos como os de Nicolau Maquiavel. No período da Idade Moderna ocorreram grandes mudanças como: desenvolvimento comercial, aumento da população, crescimento das cidades, desenvolvimento das manufaturas, estruturação do mercantilismo: um sistema que obrigava todas as colônias no ultramar a um exclusivo comercial, um rígido sistema de monopólio organizado principalmente, pela obrigatoriedade do cumprimento das rotas comerciais e de acordos comerciais passarem pela metrópole, grandes avanços tecnológicos. O século XVIII é o século das grandes investigações científicas dos filósofos e cientistas iluministas que inventarem diversas máquinas, criaram teorias sociais e científicas. Além do iluminismo, a reforma religiosa liderada por Martin Lutero foi também, uma grande revolução social. E a igreja católica reagiu com a Contra-Reforma um movimento contrário a reforma religiosa. Surgiram inúmeros pensadores que queriam o fim do absolutismo e a implantação de uma nova ordem social, a democracia. Como consequência dessas ideias a burguesia da França apoiada pelo povo realizou em 1789 a revolução francesa, pondo fim a Idade Moderna e dando início a Idade Contemporânea.

A Arte da Idade Moderna é a renascentista, maneirismo, barroco, rococó, romantismo e o neoclassicismo.

A Idade Contemporânea teve início em 1789 com a Revolução Francesa e se estende até a atualidade. A principal característica desse período é o desenvolvimento e a consolidação do capitalismo e pelas disputas (territoriais, econômicas, políticas, sociais, etc.) das grandes potências.

A Arte contemporânea é marcada pelo surgimento de inúmeras corrententes artísticas diferenciadas, como: o realismo, o impressionismo, o simbolismo, o pós-impressionismo, art nouveau, fauvismo, pontilhismo, abstracionismo, expressionismo, realismo socialista, cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo, funcionalismo, construtivismo, informalismo, arte pop, neorrealismo, artes de ação (performance, happening, fluxus), Instalação, videoarte, op art, minimalismo, arte conceitual, fotorrealismo, land art, arte povera, body art, transvanguarda, neoexpressionismo, etc.

Monólogo dramático