quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Períodos da história Ocidental e Estilos artísticos


A Idade Média se refere a Alta Idade Média que caracteriza um período que tinha como base o sistema feudal, sua economia não era monetária, ocorria por meio de trocas “natural”.

A Baixa Idade Média foi o período de transição do feudalismo para a primeira fase do capitalismo, um sistema econômico monetário. O valor das moedas eram dados de acordo com o metal que a constituiam. Com isso, os Europeus intensificaram suas conquistas territoriais em busca de metais preciosos.

A Arte do período Medieval é a arte Paleocristã, Bizantina, Românica e a Gótica. Os principais temas representados nessa Arte é a religião cristã.

A Idade Moderna iniciou com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos em 1453. É o período compreendido entre os séculos XV e XVIII. Esse foi um período marcado pela transição do feudalismo para o capitalismo burguês, nessa época, coexistiram elementos do sistema medieval feudal e elementos que formaram as bases do sistema capitalista. Portanto, a Idade Moderna não era essencialmente capitalista e nem feudal. A forma de governo estabelecida era o absolutismo, as palavras do rei eram leis e suas vontades e desejos eram ordens. Essa forma de governo era fundamentada pelas teorias de predestinação divina que apontavam o rei como representante de Deus na terra e por textos laicos como os de Nicolau Maquiavel. No período da Idade Moderna ocorreram grandes mudanças como: desenvolvimento comercial, aumento da população, crescimento das cidades, desenvolvimento das manufaturas, estruturação do mercantilismo: um sistema que obrigava todas as colônias no ultramar a um exclusivo comercial, um rígido sistema de monopólio organizado principalmente, pela obrigatoriedade do cumprimento das rotas comerciais e de acordos comerciais passarem pela metrópole, grandes avanços tecnológicos. O século XVIII é o século das grandes investigações científicas dos filósofos e cientistas iluministas que inventarem diversas máquinas, criaram teorias sociais e científicas. Além do iluminismo, a reforma religiosa liderada por Martin Lutero foi também, uma grande revolução social. E a igreja católica reagiu com a Contra-Reforma um movimento contrário a reforma religiosa. Surgiram inúmeros pensadores que queriam o fim do absolutismo e a implantação de uma nova ordem social, a democracia. Como consequência dessas ideias a burguesia da França apoiada pelo povo realizou em 1789 a revolução francesa, pondo fim a Idade Moderna e dando início a Idade Contemporânea.

A Arte da Idade Moderna é a renascentista, maneirismo, barroco, rococó, romantismo e o neoclassicismo.

A Idade Contemporânea teve início em 1789 com a Revolução Francesa e se estende até a atualidade. A principal característica desse período é o desenvolvimento e a consolidação do capitalismo e pelas disputas (territoriais, econômicas, políticas, sociais, etc.) das grandes potências.

A Arte contemporânea é marcada pelo surgimento de inúmeras corrententes artísticas diferenciadas, como: o realismo, o impressionismo, o simbolismo, o pós-impressionismo, art nouveau, fauvismo, pontilhismo, abstracionismo, expressionismo, realismo socialista, cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo, funcionalismo, construtivismo, informalismo, arte pop, neorrealismo, artes de ação (performance, happening, fluxus), Instalação, videoarte, op art, minimalismo, arte conceitual, fotorrealismo, land art, arte povera, body art, transvanguarda, neoexpressionismo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Monólogo dramático