domingo, 2 de agosto de 2015



ARTE RUPESTRE NO BRASIL


Zeneide P. Cordeiro
Especialista em Gestão e Docência.
Graduada em Educação Artística – habilitação em Artes Plásticas – UFMA.


Quando os europeus chegaram às Américas, pensavam que estavam chegando às Índias, por isso chamaram os povos que moravam nesta região de índios. Mesmo sabendo, depois de um tempo que não estavam nas índias, o termo permaneceu, devido à ignorância por não distinguirem tantas etnias.
A única distinção que os europeus fizeram sobre os habitantes das Américas, foi em relação aos povos que situavam o Caribe, que comiam carne humana, os europeus nominaram estes indivíduos de canibais, e todos os que assim procediam. A produção artística já existia no Brasil antes da chegada dos portugueses em 1500. Era feitas pelos povos indígenas, os habitantes nativos das Américas. A arte criada por esses povos eram compostas por vasos e panelas de barro, cestos, ornamentos de penas coloridas, objetos de uso cotidiano, pintura corporal; rica em formas e cores.
Os sítios arqueológicos brasileiro preservam vestígios de objetos confeccionados há milhares de anos, essa arte pode ser observada em museus, centros culturais e por diversos grupos indígenas que preservam suas tradições, as quais permitem que eles se expressem na atualidade igual a seus antepassados.

Descrição: C:\Users\Wagner\Documents\images.jpg

Representação dos índios brasileiros criadas por artistas europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Monólogo dramático