segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

LUDWIG VAN BEETHOVEN

A obra de Beethoven Representa uma transição entre a música do século 18, classicista, e a do século 19, romântica.
Viveu em um momento histórico marcado pelo signo da transição. A Revolução Francesa de 1789, por exemplo, rebentou quando ele tinha apenas 19 anos. Com a revolução, o Antigo Regime, conduzido pela aristocracia, cedia lugar para uma nova classe dirigente, a burguesia. É justamente essa burguesia que passará a ser o principal público consumidor de arte e de música na Europa naquele instante. No classicismo, o artista era praticamente um servo da nobreza, que lhe encomendava as obras, levava-o para tocar em seus luxuosos salões e, em seguida, mandava-o jantar na cozinha, junto com os demais criados da casa. Com os novos tempos pós-revolucionários, começaram a aparecer também os primeiros espetáculos públicos. Músicos e compositores exibiam sua obras para um número cada vez maior de espectadores. Antes nivelado aos serviçais, o artista ganhava personalidade própria, o que ajudaria a reforçar o caráter de subjetividade e de individualidade artística, tão caro aos românticos. Era esta uma moldura histórica perfeita para se despontar um caráter tão impulsivo e tão independente quanto o de Beethoven, que sintomaticamente sempre se recusara a ser tratado como criado e comer na cozinha. A música de Beethoven, é verdade, evoluiu consideravelmente ao longo dos anos. Suas primeiras composições, entre 1792 e 1800, apesar de já demonstrarem um marcante estilo pessoal, ainda estão muito próximas da música típica daquele século 18. Em sua segunda fase, entre 1800 e 1814, após algumas experimentações notáveis, alcança seu ponto máximo de criação. É, curiosamente, o período das primeiras manifestações de sua doença. Ali, Beethoven consuma, com extraordinária genialidade, todos os recursos e possibilidades do classicismo.
A terceira e última fase de Beethoven, enfim, entre 1814 e as vésperas de sua morte, surpreenderá o público e a crítica da época. Muitos de seus contemporâneos não compreenderão e torcerão o nariz para aquela música abstrata, composta em um estado de já absoluta surdez. Desta fase, ficarão sobretudo os últimos quartetos e a portentosa Nona sinfonia. A herança que Beethoven deixou para a música posterior será avassaladora. Morto em 1827, sua arte e seu nome dominarão todo o século 19. Somente no século 20, com o Modernismo, os compositores eruditos conseguirão se libertar de sua suprema e esmagadora influência.

REFERÊNCIAS:
http://musicaclassica.folha.com.br/cds/03/contexto.html. Acesso em 30/01/2017. 14h.
http://www.musica-classica.net/. Acesso em 30/01/2017. 14h30. http://direcaocultura.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/02/Musisca_Classica_para_Classicos_em_Cena.pdf. Acesso em 30/01/2017. 15h.

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