Texto extraído e adaptado do blog: artescomartes.blogspot.com/2008/09/histria-da-arte-linha-do-tempo.html
PRÉ- HISTÓRIA:
-Período Paleolítico e neolítico;
-Primeiras manifestações artísticas, pinturas e gravuras
encontradas nas paredes das cavernas.
ANTIGUIDADE:
-Aparecimento da escrita que sucede até a queda do império
romano. Período das grandes civilizações, como a Mesopotâmia, Egito, Grécia, e
Roma.
Mesopotâmia: destacavam-se construções em adobes (tijolo
preparado com argila crua e secado ao sol);
Também outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo. (Pirâmides Quéops,
Quéfren e Miquerinos)
Egito: o povo egípcio
era religioso e místico, toda sua vida girava em torno da crença de que a alma
voltaria a habitar o mesmo corpo. Monumentos funerários, religiosos. Lei do
frontalidade.
Grécia: uma arte ligada
aos templos (Colunas Dórica, Jônica e Coríntia).
-Buscavam no homem e na vida inspiração (padrão de beleza).
-Uso da figura geométrica ou cenas mitológicas.
-Teatro (arena).
Romanos-
Construções mais típicas são templos, basílicas, circos,
teatros, anfiteatros, e aquedutos;
Decoração de paredes
Retratos.
ARTE MEDIEVAL:
-Deus centro do universo;
Arte Bizantina:
mosaico
Românica: uso de
rosáceas para facilitar a iluminação interna dos templos;
Góticos: teocentrismo atingiu seu apogeu, toda a vida do
homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam
tornar- se amplas e mais altas.
ARTE ACADÊMICA/CLÁSSICA
-Do teocentrismo Medieval o homem avança para o humanismo e
coloca- se como centro do universo.
-Descobre que existem outros povos que habitam o planeta;
-Surge a renovação artística e cultural.
RENASCIMENTO:
-Os artistas voltam a estudar o corpo humano, procurando
perfeição e harmonia das formas, buscando inspiração nos Greco-romanos:
esculturas como a Pietá de Miguel Ângelo Buonarotti, Giotto é o percursor do
renascimento, mas Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da
humanidade.
BARROCO:
-Foi utilizada em relação a arte porque os artistas não
observam mais as rígidas regras estabelecidas no renascimento.
-No Barroco predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento
religioso.
-Abundância de detalhes, violentos contrastes de luz e
sombra.
ROCOCÓ:
-É graça elegância, erotismo e inspiração mundana.
-Os pintores deste estilo usam pinceladas rápidas, leves e
delicadas.
-O desenho é decorativo.
-As cores são claras e luminosas.
-Nus femininos.
ARTE NEOCLÁSSICA:
-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição
as idéias do Barroco e do Rococó.
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das
formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana.
ROMANTISMO:
-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e
do aventuroso.
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição, exuberância de cor
vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.
REALISMO:
-Surgiu contrapondo a idéia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem
para o real, concreto, o científico, o objetivo. Começa a surgir grandes
edifícios de ferro, concreto e vidro, muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está vendo.
-Artista: Rodin
ARTE MODERNA, PÓS-
MODERNA E CONTEMPORÂNEA:
IMPRESSIONISMO:
Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre,
procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.
EXPRESSIONISMO:
Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do
período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens
e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a
miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch,
FOVISMO:
Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem
sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que
agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo
plano.
Artista: Matisse
CUBISMO:
Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as
formas como se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas: Paul Cezann, Pablo Picasso, Mondrian.
ABSTRACIONISMO: É
uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências
da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee, Duchamp.
DADAÍSMO: Pintura
irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de
insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem
duvida improvisação.
Artista: Duchamp
SURREALISMO: Sem
preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do
subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas: Dali, Miro, Picasso.
FUTURISMO:
Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da maquina.
Usam formas geométricas para dar movimento.
Artista: Duchamp
OP ART: Propõe
participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo
precário.
Artista Vassarely.
POP ART:
Evidencia o cotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção.
Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos
em massa.
Artista: Warhol
1911 - Oswald de Andrade funda o periódico "O
Pirralho"
1912 -Oswald chega ao Brasil trazendo da Europa o
conhecimento de novas formas de expressão artística, como as de Paul Fort e as
sugeridas pelo "Manifesto Futurista" do poeta italiano Marinetti.
Surgem as primeiras colagens de Braque e Picasso, possíveis origens do cubismo
1913 - Exposição do pintor Lasar Segall em Campinas (São
Paulo)
1914 - O francês Marcel Duchamp lança os ready-mades
1915 - O poeta Ronald de Carvalho participa no Rio da
fundação da revista "Orfeu", dirigida em Portugal por Fernando Pessoa
e Mário de Sá Carneiro
1917 - Exposição de Anita Malfatti. O escritor Monteiro
Lobato escreve o artigo "Paranóia ou Mistificação?", onde critica
vigorosamente as inovações na pintura de Anita e se envolve em uma polêmica com
os principais artistas do movimento modernista
1918 - É lançado o "Manifesto Dadá"
1919 - Surgimento do Fascismo na Itália e adesão de
Marinetti
1920 - Oswald de Andrade e Menotti del Picchia fundam a
revista "Papel e Tinta". Graça Aranha publica "Estética da
Vida". Victor Brecheret expõe as maquetes do monumento às Bandeiras (SP).
Exposição de Anita Malfatti e John Graz.
1921 - Oswald de Andrade publica "Meu Poeta
Futurista" e Mário de Andrade responde com "Futurista?!". Mário
publica o artigo "Mestres do Passado"
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