Olá! Sejam BEM-VIND@S!!! Em razão da minha cegueira desenvolvi uma metodologia específica de ensino, pautada na oralidade e audiodescrições, na qual utilizo, diversos recursos de mídia para preparar, organizar e ministrar aulas, dentre eles, está este blog, onde irei compartilhar de forma gratuita e acessível conteúdos relacionados a Artes e cultura com você!
sexta-feira, 11 de março de 2016
Arte Românica
A
escultura e a pintura serão carregadas de esquematização e simbolismo, típico
de um período em que o artista aprende a representar o que sente, e não somente
o que vê. As características gerais da arquitetura românica:
I –
substituição do teto de madeira por abóbadas.
II –
grande espessura das paredes, poucas janelas.
III –
consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao
prédio.
IV –
consolidação dos arcos por meio de arquivoltas.
As igrejas de peregrinação foram muito
características desse período. Elas ficavam no caminho para os locais sagrados,
como Santiago de Compostela, Roma e Jerusalém, e serviam de apoio e pouso para
os peregrinos, além de oferecer como atrativo as relíquias , objetos
pertencentes a Jesus Cristo, a Maria e aos santos, como os cravos que pregaram
as mãos e pés de Jesus, ou os espinhos da coroa, ou ainda fios de cabelo da
Virgem. Essas igrejas seguiam a planta em forma de cruz latina, com várias naves,
geralmente 03 ou 05, em que as naves laterais se prolongavam e passavam por
detrás da ábside, formando o deambulatório. Do deambulatório saiam às capelas
radiantes, ou absidíolas. Esse conjunto era característico das igrejas de
peregrinação e ficou conhecido como cabeceira de peregrinação . Entre as
igrejas desse tipo estão as de Saint-Sernin de Toulouse , Santiago de
Compostela e Igreja de Saint-Martin de Tours . Saint-Sernin de Toulouse. Os
mosteiros foram importantes para o estabelecimento da arquitetura românica,
principalmente os das ordens de Cluny e Cister. Desse conjunto característico,
a dependência a se destacar é o claustro, por vincular o mosteiro ao templo e
por ser a dependência mais bem cuidada do ponto de vista artístico. Geralmente
possuem quatro lados com tendência a formar quadrados perfeitos, e quatro
corredores resultantes em pórticos abertos com arcadas sustentadas por colunas.
A arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e
fortaleza, possível depois de toda a evolução dos meios construtivos. Os
conjuntos arquitetônicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou
cinco naves. As colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e
horizontal, mesmo que muitas das igrejas sejam bem altas. As paredes são cegas,
pois não é possível, ou é muito difícil, abrir grandes janelas nas paredes, já
que elas servem como estrutura e suportam todo o teto. Haverá grande decoração,
externa e internamente, através de esculturas nos tímpanos nas portas de
entrada e nos capitéis e colunas, e pintura parietal nas absides e abóbadas das
naves. A escultura renasceu no românico, depois de muitos anos esquecida. Seu
apogeu se dá no século XII, quando inicia um estilo realista, mas simbólico,
que antecipa o estilo gótico. A escultura é sempre condicionada à arquitetura e
todo trabalho é executado sem deixar espaços sem uso. As figuras entalhadas têm
o tamanho do elemento onde foram esculpidas, e os trabalhos de superfície
acomodam-se no lugar em que ocupam. Dessa característica parte também a ideia
de esquematização. Outra importante característica é seu caráter simbólico e
antinaturalista. Não havia a preocupação com a representação fiel dos seres e
objetos. Volume, cor, efeito de luz e sombra, tudo era confuso e simbólico,
representando muitas vezes coisas não terrenas, mas sim provenientes da
imaginação. Mas não que isso seja uma constante em todo o período. Em algumas
esculturas, nota-se a aparência clássica, influência da Antigüidade, como no Apóstolo,
de Saint-Sernin de Toulouse. Capitel da abadia de Cluny. Abóbada de berço é uma
abóbada construída como um contínuo arco de volta perfeita. Sua desvantagem é
que havia o excesso de peso no teto de alvenaria o que causava grandes
desabamentos, e a pequena luminosidade devido às janelas pequenas. A abertura
de grandes vãos causava enfraquecimento da estrutura, facilitando ainda mais o
desabamento. A abóbada de aresta consiste numa abóbada, construção que faz de
cobertura côncava voltada para dentro, formada pela intersecção de duas
abóbadas de berço com a mesma flecha. Com essa abóbada os construtores
conseguiram leveza e uma maior iluminação. A pintura não se destacou tanto
quanto a arquitetura nesse período. Os principais trabalhos são a pintura
mural, as iluminuras e as tapeçarias. A pintura parietal, ou seja, executada
nas paredes, era dependente da arquitetura, como pode-se deduzir, tendo aquela
somente função didática. Em um período em que a grande maioria da população era
analfabeta a pintura era uma forma de transmitir os ensinamentos do
Cristianismo. A estilização e o alongamento de figuras são típicos da pintura
romanesca. Os afrescos, de colorido sóbrio e escuro, também costumam aparecer
com freqüência. Não é, entretanto, regra geral. As características essenciais
da pintura românica foram colorimos e deformação. A deformação traduz os
sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da
realidade. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupação
com meios-tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a menor intenção de
imitar a natureza. Também o
desenvolvimento da ourivesaria foi importante nesse período. Essa arte teve um
caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos com
relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares. O
desenvolvimento da ourivesaria está associado diretamente às relíquias, uma vez
que as Igrejas eram objetos de maior peregrinação, atraindo não só fiéis, mas
ofertas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
No Brasil se destacam duas tendências pedagógicas do ensino da Arte a a idealista liberal: propõe uma educação que garanta uma sociedade...
-
As estátuas vivas são performances temáticas em movimentos estáticos, com pausas estratégicas e perfeitas. Surgiram na Grécia e teve seus p...
Nenhum comentário:
Postar um comentário