sexta-feira, 5 de julho de 2019

O cientista e pesquisador Leonardo Da Vinci


Leonardo Da Vinci deixou um grande legado para a humanidade na área das artes e na ciência. Estudou anatomia entre 1485 e 1515, seus primeiros estudos foram sobre ossos, músculos e nervos, realizados em Milão, e seus últimos estudos sobre o feto humano, realizados em Roma.

Em visita a Cloux, em 10 de outubro de 1517, onde Leonardo vivia a convite de Francisco I. Leonardo disse então a Beatis que havia feito a anatomia de mais de trinta corpos entre homens e mulheres de todas as idades.

Após a morte de Leonardo, ocorrida em 1519, seu aluno Francesco Melzi levou seus manuscritos de volta para a Itália e compilou o Livro de pintura, que circulou sob a forma de cópias manuscritas.

Por volta de 1590, o escultor Pompeo Leoni adquiriu diversos manuscritos e fólios soltos. Da coleção pertencente a Leoni, ainda existem diversos manuscritos inteiros, talvez como estavam na época de Leonardo. Leoni também desmontou manuscritos, organizando dois grandes volumes. O primeiro intitula-se Disegni di machine et delle altre secreti et altre cose di Leonardo da Vinci raccolti da Pompeo Leoni. Esse é o conhecido Codice Atlantico, pertencente à Biblioteca Ambrosiana de Milão, e contém principalmente estudos de máquinas

O segundo tem por título Disegni di Leonardo da Vinci restaurati da Pompeo Leoni. Esse volume chegou à Inglaterra no século XVII, possivelmente através de Thomas Howard, conde de Arundel, que desde então pertence à família real inglesa, estando depositado na biblioteca do Castelo de Windsor. Esse volume contém a principal coleção de desenhos de Leonardo da Vinci, incluindo praticamente todos os estudos de anatomia.

Há o Livro de pintura, publicado em Paris em 1751 e conhecido desde então como Tratado da pintura, os textos de Leonardo da Vinci. Existem muitas outras obras sobre o trabalho de Leonardo sobre estudos de química para que pudesse criar novos tons e tipos de tintas. Estudou física para entender sobre o reflexo da luz. Estudou matemática para aperfeiçoar seus desenhos e invenções.

Para Da Vince estudar ciência era estudar arte, matemática, engenharia, botânica, física, química e anatomia ajudariam a produzir uma arte mais realista.

Da Vince era ambidestro, escrevia suas anotações da direita para a esquerda e também, da forma convencional.
Estudos cabeça de um soldado de Leonardo da Vince 

Anatomia do feto de Leonardo da Vince

Estudos do crânio de Leonardo da Vince

Projeto de uma máquina voadora de Leonardo da Vince


Estudos de anatômico do ombro de Leonardo da Vince

Estudos de ótica de Leonardo da Vince

Estudos de anatomia de Leonardo da Vince

Estudos de embriologia de Leonardo da Vince

Estudos sobre botânica de Leonardo Da Vince

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Monólogo dramático