AS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
Zeneide Cordeiro, arte-educadora
RESUMO
Este artigo tem como
objetivo provocar uma reflexão crítica sobre a utilização das tecnologias da
informação e comunicação – TIC e a prática docente, esta pesquisa esta
direcionada para o uso das tecnologias na educação básica contemporânea nacional,
como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, a inserção
das TIC na sala de aula devem ser usadas como instrumentos de comunicação entre
professores e alunos. Os educadores necessitam estar capacitados para usarem a
tecnologia como um meio que dispõe conteúdo pedagógico e como novos processos
de ensino, que favorece possibilidade de renovar ideias, conceitos e acabar com
preconceitos antigos estipulados no modelo tradicional da educação.
Palavras chaves:
Tecnologia – Educação - Comunicação
INTRODUÇÃO
Na atualidade a educação deve acompanhar as mudanças
que ocorrem na sociedade, principalmente os avanços tecnológicos.
A inserção de novas tecnologias como as TIC –
tecnologias da comunicação e informação no ambiente escolar, que tem como
objetivo tornar professores e alunos criativos e críticos, capazes de
decodificar e multiplicar conhecimentos científicos no espaço em que estão
inseridos, relacionando-se com outros indivíduos, intelectualmente, socialmente
e culturalmente, não apenas transformou a prática docente cotidiana, mas o modo
de produção intelectual e diluiu os limites entre compreensão e certezas, hoje
são mediadas pela tecnologia à percepção, memória, mímesis, história, política,
identidade, experiência e cognição. A tecnologia como instrumento indispensável
no processo de ensino e aprendizagem é assimilada pelo indivíduo de modo a
reforçar sua autoridade crítica, mas pode mascarar estratégias de dominação
exercidas por outros indivíduos. É necessário que, os professores e alunos
possuam envolvimento na produção do conhecimento, que ao utilizarem a
tecnologia, não fiquem restritos a participação passivas diante da mesma, mas
que saibam buscar novos conhecimentos.
Este artigo tem como objetivo provocar uma reflexão crítica
sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação – TIC na sala de
aula, partindo do pressuposto que as tecnologias devem ser usadas como
ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, estes recursos
tecnológicos as TIC são usados como instrumentos de comunicação entre
professores e alunos, responsáveis por uma educação flexível, humana e crítica
no ambiente escolar.
As grandes mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas
décadas influenciou drasticamente o modo das pessoas pensarem, agirem, de viver
em sociedade e de morrer, exigem profissionais da área da educação capacitados
e atualizados que dominem o uso de diversas ferramentas tecnológicas, que
explorem competências e habilidade no processo de ensino e aprendizagem.
AS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
Na atualidade as pessoas estão diante de uma economia
global dinâmica, ligando culturas distintas e atividades importantes de todo o
mundo e, ao mesmo tempo, desconectando redes de poder e riqueza de indivíduos.
No final do século XX houve uma revolução tecnológica
com base na informação e comunicação que transformou completamente
comportamentos sociais e individuais de todas as pessoas mundialmente. Uma
cultura de virtualidade real, construída em torno de um universo audiovisual
cada vez mais interativo, permeou a representação mental e a comunicação em
todos os lugares, integrando a diversidade de culturas em um hipertexto
eletrônico, mudando completamente modo de vida das pessoas, foi a inserção do
mundo totalmente digital, algo que facilitou a transmissão de conhecimentos e
aproximando pessoas mundialmente. As tecnologias da informação e comunicação –
TIC, entendidas como a convergência das telecomunicações e da informática,
resultante do desenvolvimento da microeletrônica; chips, digitalização, fibra
ótica e satélites, provocaram profundas modificações em todos os setores da
sociedade moderna brasileira, principalmente no sistema educacional. A década
de 1970 foi uma época marcada por grandes avanços tecnológicos, mudanças
sociais ocasionadas por recordações dolorosas das duas guerras mundiais, que
fez o mundo ser dividido politicamente e economicamente, mudanças artísticas;
marcadas pelos movimentos de vanguarda, popularidade em massa do cinema, HQs, e
das novelas televisionadas, influenciando comportamentos sociais, estéticos e
culturais mundialmente, houve novos conceitos e aplicação de métodos
educacionais. A partir deste período iniciou-se a era digital e um conjunto de
equipamentos lógicos, programas e de rede que dispõem interoperabilidade,
comodidade e grande quantidade de informação transmitida ao mesmo tempo e de
fácil acesso para a sociedade em tempo real e de baixo custo, desta forma o
mundo está diante da chamada inovação tecnológica ocasionada principalmente com
o surgimento da internet. De acordo com BRANDÃO (2002):
Através da
internet é possível sair do individualismo e propor um ensino cooperativo, onde
a navegação através de links, mantenha viva o espirito da pesquisa científica,
com base em questões problematizadas onde professores e alunos passam a
interpretar e fazer releituras do conhecimento estabelecendo e alargando
horizontes mediante fórum virtual de discussões. (BRANDÃO, 2002, p. 6)
Na atualidade as tecnologias da informação e
comunicação (TIC) fazem parte da dinâmica escolar com a intenção de oferecer um
recurso para facilitar o aprendizado e o ensino. O uso desta ferramenta no
ambiente escolar precisa ser visto pelos professores como um facilitador com o
intuito de promover o aprendizado, sendo que, são os educadores quem determinam
o conteúdo e é o aluno que determina a melhor forma para aprender. Estes
recursos usados como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem mostram uma
grande inovação na educação brasileira, provocam o desenvolvimento das
produções em colaboração, causando o gosto pela pesquisa nos alunos e
professores, favorecendo a busca por condições adequadas para o processo de
aprendizagem interativa e dinâmica. BARBOSA, (2005) quando fala da
interdisciplinaridade e a inserção de novas ferramentas no ensino da arte no
Brasil chama as tecnologias da informação e comunicação de tecnologias
contemporâneas, segundo esta autora:
No Brasil, antes
de pensarmos se as tecnologias contemporâneas ampliam o escopo da educação em
instituições culturais, temos de convencê-las a trabalhar com base em conceitos
culturais atualizados e democráticos de educação e a se reorganizarem para
promover uma educação continuada. (BARBOSA, 2005, p. 104).
A autora afirma que nas últimas décadas a educação
está dando às novas tecnologias um meio, um recurso auxiliar no processo de
ensino e aprendizagem, torna-se necessário não só aprender a ensiná-las,
inserindo-as na produção cultural dos alunos, mas também educar para a
recepção, o entendimento e a construção de valores. Diante de tantos avanços e
ferramentas tecnológicas no século XXI, os profissionais da educação,
principalmente os docentes, devem abandonar antigos métodos e conceitos
praticados em sala de aula e buscar condições favoráveis e atuais para facilitar
o ensino e consequentemente a aprendizagem, ressaltando a criatividade e os conhecimentos
prévios dos alunos. As TIC favorecem uma mudança no papel do professor em sala
de aula, mudança de espaço, tempo, comunicação e transmissão de conhecimento
para os alunos, favorece uma relação professor/aluno mais flexível e constante,
embora, exigem criatividade e conhecimento tecnológico, neste sentido o papel
do professor será de orientador/mediador em sua prática educativa. É preciso
mostrar como integrar os meios tecnológicos na escola, mostrando como
professores podem se favorecer com o uso de software, links, chats, etc. No
processo educacional o trabalho do professor é contribuir para o aluno aprender
a interpretar informações, relacioná-las e contextualizá-las de acordo com a
sua vivência social e cultural. O uso das TIC na escola como recurso educativo,
deve servir de inovação pedagógica, é necessário que os educadores tenham
conhecimento sobre as possibilidades do recurso tecnológico, para utilizar como
instrumento, é necessário que haja uma humanização das tecnologias no ambiente
escolar, para que elas sejam mostradas como meios e não como fins. Na
atualidade os docentes tornaram-se aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um
cooperador, um organizador da aprendizagem, eles precisam construir sentidos,
transformar o obrigatório em prazeroso, selecionar criticamente o que o aluno
deve aprender. A natureza da prática docente está na indagação, respondida
através da pesquisa, entretanto, para o professor (a) ser um bom profissional é
obrigatório voltar a ser aluno, permanecer sempre como aprendiz. Para MORAN,
(2007), a mudança na educação depende basicamente da boa formação de
professores.
Bons professores
são as peças-chave na mudança educacional. Os professores têm muito mais
liberdade e opções do que parece. A educação não evolui com professores mal
preparados. Muitos começam a lecionar sem uma formação adequada, principalmente
do ponto de vista pedagógico. Conhecem o conteúdo mas não sabem como gerenciar
uma classe, como motivar diferentes alunos, que dinâmicas utilizar para facilitar
a aprendizagem, como avaliar o processo ensino-aprendizagem, além das
tradicionais provas. (MORAN, 2007, p. 18).
Compreende-se nesta citação que diante de tantos
avanços tecnológicos, novos conceitos e ideologias sociais e culturais no
século XXI, os profissionais da educação devem por fim, a práticas de ensino
tradicionais e fracassadas no ensino da atualidade e acompanhar as mudanças
tecnológicas do presente. O mundo está na era da informação e o uso do
computador e da internet é indispensável na educação, estes recursos não
disponibilizam apenas dados e informação, mas são os principais instrumentos de
comunicação e formação que os professores tem, são as principais tecnologias
atuais com a qual se ensina e se aprende.
A sociedade atual é dinâmica e possui múltiplas
oportunidades de aprendizagem, chamada de sociedade do conhecimento, de uma
aprendizagem global. A participação da escola nesse cenário é fundamental para
o sucesso na formação de alunos capazes de atuar de forma crítica e autônoma na
sociedade. Os profissionais da educação precisam saber utilizar as TIC e deles
tirar vantagens para assegurar a seus alunos o conhecimento que os levará a
serem cidadãos com competências e habilidades para participarem dos processos
da sociedade digital. Os professores que estiverem preparados tecnologicamente
e com uma formação pedagógica apropriada para explorar tais recursos estarão
contribuindo para a formação de sujeitos mais ativos e críticos. O uso das
tecnologias da informação e comunicação na escola contribui para expandir o
acesso a informações atualizadas, e promovem a criação de comunidades
colaborativas de aprendizagem que valorizam a construção do conhecimento, a
comunicação, a formação continuada e uma gestão escolar articulada entre as
área administrativa e pedagógica. Neste
sentido, ALMEIDA, (2000) destaca que;
O professor com
uma atitude crítica-reflexiva diante de sua prática trabalha em parceria com os
alunos na construção cooperativa do conhecimento sobre a realidade que o aluno
traz para construir um saber científico que continue a ter significado. Para
tanto é preciso desafiar os alunos em nível de pensamento superior ao trabalho
no treinamento de habilidades e incitá-los a aprender. (ALMEIDA, 2000, p. 8).
Ao explorar as potencialidades oferecidas pelos
aparelhos e ferramentas tecnológicas e o uso da internet, o ambiente escolar
cria novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a
troca de informações com outros espaços do conhecimento. A escola atual está
vivenciando uma transformação, em situações nas quais diretores e comunidade
escolar se envolvem diretamente no trabalho realizado em seu interior, além da
participação social na escola, existem algumas instituições de ensino que
dispões de recursos tecnológicos, oferecendo a entrada para espaços articulados
e participativos nas redes colaborativas de aprendizagem, a escola apresenta-se
como um espaço em contínua construção. Neste sentido BARBOSA, (2005) diz que:
Para ampliar os
limites da tecnologia e de seu uso, é preciso pensar as relações entre
tecnologia e de seu uso, é preciso pensar as relações entre tecnologia e processo
de conhecimento; tecnologia e processo criador. [...]. A cultura contemporânea,
ao inter-relacionar a necessidade e expressão, criou o ambiente propício para a
integração da inteligência, da emoção e da tecnologia transformando a cognição
em uma forma de consumo. (BARBOSA, 2005, p. 111).
Com base na citação desta autora entende-se que as
tecnologias da informação e comunicação: tecnologias contemporâneas são meios
indispensáveis na educação atual, por serem produtoras de conhecimento de
maneira flexível e multiplicadora que provocam um humanismo em constante
construção, para responder às imponderáveis e permanentes mudanças sociais. Existem
inúmeros recursos disponíveis na web, uma diversidade de espaços que
proporcionam uma interação por meio da troca de informações e experiências, de
discussões sobre temas de interesse comum, do desenvolvimento de atividades
colaborativas envolvendo educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e
instituições, que se dedicam à produção de novos conhecimentos. São as pessoas
que utilizam os espaços disponíveis na web que concretizam a interação
potencializada pela tecnologia, tecem redes de significado e rompem com as
paredes da sala de aula, integrando o ambiente da sala de aula, integrando o
ambiente escolar à comunidade que o cerca à sociedade da informação e a outros
espaços produtores de conhecimento.
A inclusão de recursos tecnológicos em sala de aula,
quando bem planejada ajuda a aumentar a comunicação entre alunos e professores,
e com isso, qualifica melhor o ensino, vale ressaltar, que é fundamental a
capacitação de professores para trabalhar com as novas tecnologias, pois
possibilita um repensar de suas práticas pedagógicas fortalecendo a ação
didático-pedagógica.
CONCLUSÃO
Mediante o exposto no corpo deste trabalho conclui-se
que; na atualidade os educadores (as) precisam se libertar de modelos antigos
da educação e reconhecer a necessidade de criar novos métodos, e o uso e o ato
de trazer os recursos tecnológicos para dentro da sala de aula.
Os professores nesta década estão diante várias
possibilidades que o ambiente virtual de aprendizagem pode oferecer, é
importante que estes profissionais busquem um educar com qualidade, instigando
para o respeito à diversidade cultural e de toda espécie, é necessário aprender
a viver em sintonia com as novas necessidades de uma sociedade que está
constantemente se modificando. Aparelhos tecnológicos como os computadores
portáteis ou não e os celulares, o uso correto dessas tecnologias em sala de
aula impulsiona a inteligência, criando ambientes favoráveis à aprendizagem.
O principal objetivo deste artigo foi contribuir
criticamente sobre o uso das novas tecnologias pelos professores, não apenas
como recursos técnicos ou como um meio que dispõe conteúdo pedagógico, mas como
novos processos de aprendizagem, que favorece possibilidade de renovar ou
romper com as concepções do modelo tradicional da educação.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth
Bianconcini de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA,
Marco (org.). Educação Online. São
Paulo: Loyola, 2003.
BARBOSA, Ana Mae, (org.) Vários autores. Arte/
Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo. Cortez, 2005.
BRANDÃO, Edemilson. Informática e educação: uma difícil
aliança. Passo Fundo: UPF, 1995.
MERCADO, Luís Paulo
Leopoldo. Formação Continuada de
Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos
desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
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