VYGOTSKY:
DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO E PSIQUICO DO SER HUMANO
Por Zeneide Cordeiro
Vygotsky foi o primeiro teórico moderno a sugerir os mecanismos pelos
quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as
funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Ele estudou
sistematicamente a psicologia e o seu projeto principal foi os processos de
transformação do desenvolvimento na dimensão filogenética, histórico social e
antogenético.
A psicologia de Vygotsky desencadeada no inicio do século XX, sobre a
relação entre linguagem e pensamento possui pressuposto marxista sem descartar
a consciência, um conceito central do materialismo dialético, afim, de superar
a dicotomia entre o determinismo reducionista do behaviorismo metodológico de
Watson e Thandike e o indeterminismo ou determinismo endógeno das correntes
mentalistas e nativistas da época. A abordagem psicológica de Vygotsky trata-se
de elaborar uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano, entendendo-se
esse funcionamento e os processos mentais superiores que o caracterizam como
produtos das condições sócio-históricos e materiais de existência, derivados
das relações dos homens entre si e com a natureza. O teórico chama de processos
mentais superiores aquelas ações de pensamento, raciocínio lógico, soluções de
problemas, entre outros, mediadas pela linguagem, que envolvem o controle
consciente e deliberado sobre o próprio funcionamento intelectual, há também
processos elementares que emergem da inserção cultural do homem, como a
percepção, a atenção, a memória, a imaginação, etc. O caráter instrumental
dessa psicologia deveria assumir a natureza basicamente mediada de todas as
funções psicológicas complexas: cultural; sua análise nos meios socialmente
estruturados pelos quais a sociedade organiza as tarefas que a criança enfrenta
em seu desenvolvimento, bem como nos instrumentos físicos e mentais que ela
dispõe para dominar essas tarefas, o histórico; no sentido de buscar entender o
processo evolutivo do desenvolvimento ontogenético como a história social dos
instrumentos que o homem usa para dominar o seu ambiente e para regular o seu
próprio comportamento.
As condições filogenéticas de emergência da consciência marcada pela
separação entre, de um lado, as funções mentais elementares, reguladas por leis
naturais e comuns a todo o reino animal e, de outro as funções mentais
superiores características dos seres humanos. Vygotsky localiza na linguagem um
dos instrumentos básicos, inventados pelo homem, para a organização e
desenvolvimento do pensamento, que atende aos três pré-requisitos conceituais
anteriormente referidos. O desenvolvimento cognitivo se dá inicialmente na
atividade do indivíduo sobre o ambiente social, mediada pelo uso de
instrumentos e por processos mentais elementares, inteligência práticas mentais
elementares, inteligência prática com a atividade do indivíduo sobre o psiquismo
das pessoas e sobre o próprio psiquismo, mediada por signos, levando ao
desenvolvimento dos processos mentais superiores a inteligência verbal. O
teórico enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no
desenvolvimento do indivíduo. Desenvolvimento do conhecimento através da
interação do sujeito com o meio. A linguagem é vista como o próprio meio pelo
qual o pensamento passa a existir. Com base na observação da linguagem infantil
em situações estruturadas, variando a idade das crianças, o grau de automatismo
da tarefa e criando obstáculos ou dificuldades, Vygotsky encontrou evidências
que a fala egocêntrica possui uma função reguladora do pensamento, esta por sua
vez é internalizada, podendo ser recuperada em momentos críticos de uma atividade.
Pela internalização a criança assimila os instrumentos de pensamento e
linguagem do seu contexto sócio-cultural, passando a usar consigo mesma,
aqueles que o seu ambiente usa em relação a ela.
A escolarização formal, enquanto veículo de socialização do
conhecimento acumulado constitui simultaneamente um produto histórico-cultural
que reflete aspectos do desenvolvimento filogenético, e um fator histórico
cultural que influi sobre o desenvolvimento ontogenético. O contexto cultural é
responsável pelas principais transformações e evoluções do ser humano, através
dele o indivíduo cria novas formas intelectuais de agir no mundo.
REFERÊNCIAS
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VIECILI, Juliane, Medeiros, José Gonçalves. A coerção e sua
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Jul/Dez. 2002.
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aula: decorrências de seu uso pelo professor na produção do fracasso escolar.
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