segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

VYGOTSKY: DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO E PSIQUICO DO SER HUMANO



VYGOTSKY: DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO E PSIQUICO DO SER HUMANO

Por Zeneide Cordeiro

Vygotsky foi o primeiro teórico moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Ele estudou sistematicamente a psicologia e o seu projeto principal foi os processos de transformação do desenvolvimento na dimensão filogenética, histórico social e antogenético.
A psicologia de Vygotsky desencadeada no inicio do século XX, sobre a relação entre linguagem e pensamento possui pressuposto marxista sem descartar a consciência, um conceito central do materialismo dialético, afim, de superar a dicotomia entre o determinismo reducionista do behaviorismo metodológico de Watson e Thandike e o indeterminismo ou determinismo endógeno das correntes mentalistas e nativistas da época. A abordagem psicológica de Vygotsky trata-se de elaborar uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano, entendendo-se esse funcionamento e os processos mentais superiores que o caracterizam como produtos das condições sócio-históricos e materiais de existência, derivados das relações dos homens entre si e com a natureza. O teórico chama de processos mentais superiores aquelas ações de pensamento, raciocínio lógico, soluções de problemas, entre outros, mediadas pela linguagem, que envolvem o controle consciente e deliberado sobre o próprio funcionamento intelectual, há também processos elementares que emergem da inserção cultural do homem, como a percepção, a atenção, a memória, a imaginação, etc. O caráter instrumental dessa psicologia deveria assumir a natureza basicamente mediada de todas as funções psicológicas complexas: cultural; sua análise nos meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza as tarefas que a criança enfrenta em seu desenvolvimento, bem como nos instrumentos físicos e mentais que ela dispõe para dominar essas tarefas, o histórico; no sentido de buscar entender o processo evolutivo do desenvolvimento ontogenético como a história social dos instrumentos que o homem usa para dominar o seu ambiente e para regular o seu próprio comportamento.
As condições filogenéticas de emergência da consciência marcada pela separação entre, de um lado, as funções mentais elementares, reguladas por leis naturais e comuns a todo o reino animal e, de outro as funções mentais superiores características dos seres humanos. Vygotsky localiza na linguagem um dos instrumentos básicos, inventados pelo homem, para a organização e desenvolvimento do pensamento, que atende aos três pré-requisitos conceituais anteriormente referidos. O desenvolvimento cognitivo se dá inicialmente na atividade do indivíduo sobre o ambiente social, mediada pelo uso de instrumentos e por processos mentais elementares, inteligência práticas mentais elementares, inteligência prática com a atividade do indivíduo sobre o psiquismo das pessoas e sobre o próprio psiquismo, mediada por signos, levando ao desenvolvimento dos processos mentais superiores a inteligência verbal. O teórico enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Desenvolvimento do conhecimento através da interação do sujeito com o meio. A linguagem é vista como o próprio meio pelo qual o pensamento passa a existir. Com base na observação da linguagem infantil em situações estruturadas, variando a idade das crianças, o grau de automatismo da tarefa e criando obstáculos ou dificuldades, Vygotsky encontrou evidências que a fala egocêntrica possui uma função reguladora do pensamento, esta por sua vez é internalizada, podendo ser recuperada em momentos críticos de uma atividade. Pela internalização a criança assimila os instrumentos de pensamento e linguagem do seu contexto sócio-cultural, passando a usar consigo mesma, aqueles que o seu ambiente usa em relação a ela.
A escolarização formal, enquanto veículo de socialização do conhecimento acumulado constitui simultaneamente um produto histórico-cultural que reflete aspectos do desenvolvimento filogenético, e um fator histórico cultural que influi sobre o desenvolvimento ontogenético. O contexto cultural é responsável pelas principais transformações e evoluções do ser humano, através dele o indivíduo cria novas formas intelectuais de agir no mundo.





REFERÊNCIAS


CALDAS, Roseli Fernandes Lins Caldas, Hübner, Maria Martha Costa. O desencantamento com o aprender na escola: o que dizem professores e alunos. Psicologia: teoria e prática, 2001, p. 71-82. SP.

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente. (Texto da disciplina).

PRETTE, Almir Del, PRETTE, Zilda A. P. Del. Notas sobre o pensamento e linguagem em Skinner e Vygotsky. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, 1995, v.8, nº1, p. 147-164.

VIECILI, Juliane, Medeiros, José Gonçalves. A coerção e sua implicação na relação professor-aluno. Revista. Psico-USF, v.7, nº2, p.229-238. Jul/Dez. 2002.

____________________________________. A coerção em sala de aula: decorrências de seu uso pelo professor na produção do fracasso escolar. Revista: Interação em psicologia, 2002. P. 138-194.

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