CULTURA
POPULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Zeneide
Cordeiro, arte-educadora
INTRODUÇÃO
A valorização da cultura
popular e da historicidade regional contribui para uma sociedade desenvolver a
individualidade e a coletividade entre seus membros, fortalecendo a busca do
desenvolvimento proveniente de sua própria criatividade e dos seus valores
individuais e suas sociedades interagem com o mundo a sua volta.
As manifestações
culturais são caracterizadas como capazes de significar e produzir
significações de identidades regionais e pessoais, por produzir uma realidade
nascida da ritualização da memória de um povo, com acontecimentos variados,
permanecendo com o passar dos tempos, transforma-se e reconstrói a tradição, de
acordo com as mudanças sociais, econômicas, étnicas e culturais.
Considerando a
importância da valorização da cultura popular na formação intelectual de um
indivíduo, este artigo mostra propostas sobre o tema citado para ser trabalhado
em sala de aula durante as aulas de artes visuais.
CULTURA
POPULAR
A cultura é um elemento
constituinte básico da criação e identificação de uma comunidade é inerente ao
próprio cotidiano e perpetua-se com o passar das gerações.
A cultura popular
refere-se ao domínio coletivo onde o popular é igual à cultura, sua valorização
é importante para uma construção identitária do sujeito social, na medida em
que agrega valores de outros sujeitos permite de forma crítica trabalhar nos
contrastes e diferênças. Conforme CUCHE (2002).
As culturas
populares revelam-se na análise, nem inteiramente autônomas, nem pura imitação,
nem pura criação, por isso elas confirmam que toda cultura particular é uma
reunião de elementos originais e importantes, de invenções próprias e de
empréstimos, como qualquer cultura elas são homogêneas sem ser, por esta razão,
incoerentes. (CUCHE, 2007, P.3).
Nesse sentido, o conceito
ganha ampliações que ultrapassa a visão de cultura como conjuntos de elementos
delimitadores de diferênças entre diversos povos. O entendimento de cultura
popular é um dos mecanismos necessários para a formação da identidade de uma
pessoa.
A identidade de um
indivíduo é caracterizada pelo conjunto de suas ações vinculadas em um sistema
social. A cultura popular diversifica-se em face das mudanças sociais,
econômicas, políticas e tecnológicas que ocorrem em uma nação está ligada a
vida do homem em um estado dinâmico.
CULTURA
POPULAR: CONTEÚDO A SER ESTUDADO NA DISCIPLINA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cultura popular e arte -
educação podem adquirir significados muito diferentes, dependendo do contexto
ou da sociedade a partir da qual foi pensada, numa sociedade como a brasileira,
profundamente marcada por múltiplas hierarquias e desigualdades, a ideia de
cultura antes tudo é associada à sofisticação, à erudição e a educação formal,
uma vez aproximada à categoria popular produz uma estranha dissonância.
Para superar essa hierarquização
das expressões culturais subalternas e culturais dominantes, é necessária outra
visão do processo cultural como um todo, mas também da educação e da escola,
valorizar a importância da cultura popular é fazê-la ocupar um lugar
privilegiado de onde se pode pensar e ver criticamente os princípios sociais e
a história do Brasil. Na educação brasileira falta uma hierarquização entre
ensino da Arte e Arte popular nos conteúdos da história da arte, entretanto
existe uma tendência de mudança em prol desse quadro, através dos Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs, que atribuem critérios de conteúdos de arte e a
importância do estudo e do respeito à diversidade cultural.
O PCN de Arte impõe uma
revisão de currículo que orienta o trabalho dos professores e professoras de
arte, com a intenção de ampliar e aprofundar um debate que envolve escolas,
pais, governos e sociedade e dê origem a uma transformação no sistema educativo
brasileiro através da valorização da importância do ensino e aprendizagem da
Arte.
A educação artística deve
ser uma educação de espontaneidade estética e de capacidade de criação
manifestada pelo aluno, não deve ser aplicada de forma imposta de aceitação
passiva de um ideal completamente elaborado.
Os parâmetros
curriculares foram elaborados, procurando de um lado respeitar diversidades
regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro considerar a
necessidade de construir referências nacionais comuns no processo educativo em
todas as regiões brasileiras. Com isso pretende-se criar condições, nas
escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos
socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da
cidadania. (PCN-Arte, 1998, p.5).
Nesta perspectiva é
fundamental que o professor, alunos e a sociedade percebam que a arte na
educação: área de conhecimento, que se refere a disciplina, é tão importante
quanto qualquer outra e, requer o estabelecimento de objetivos claros, escolhas
de conteúdos coerentes e planejamento adequado, de ação didática; que diz
respeito a ludicidade e vivacidade da linguagem da arte.
A arte é uma linguagem
manifestada desde o surgimento do homem na terra, é estruturada, modificada de
acordo com diferentes culturas e épocas, de maneira singular. O conhecimento
desta linguagem contribuirá para maior conhecimento do homem e do mundo,
portanto, a finalidade da Arte na educação é propiciar uma relação mais
consciente do homem no mundo, contribuindo na formação dos indivíduos mais
críticos e criativos que, no futuro, atuarão na transformação da sociedade.
Usada como estratégia didática ou área do conhecimento a arte só tem o que
contribuir com o desenvolvimento da educação brasileira, embora tenha se
evidenciado que há uma dificuldade dos professores em entender e trabalhar os
conteúdos da disciplina Arte, tais como; poder as imagens, dos sons e movimento
como fonte de conhecimentos, leitura de obras de arte, história da arte
ocidental e regional.
Estes conhecimentos são importantes
em sala por serem objetos facilitadores de conhecimentos de outras áreas
científicas, aglutinam múltiplas formas de saber. As obras de arte além de
serem objetos de apreciação estética, são o resultado de uma experiência de
vida desvelada pelo processo de criação do artista e pelo sistema de signo da
obra. Partilhamos da sua criação quando no momento da leitura somos
interpretantes, criando signos-pensamentos, habitando a obra, recriando-a.
Ministrar aulas de arte
não é só mandar um aluno fazer um desenho e pintar, ou uma colagem, uma
escultura, aplicar técnicas de atividades práticas, ser professor de arte é,
sobretudo ter uma grande possibilidade em ensinar atividades práticas e
técnicas artísticas, com base nos conceitos da história da arte nos contextos
sociais, culturais e históricos de uma sociedade e realidade do aluno. Na
atualidade a escola vem se tornando o principal agente formador da criança, e
tem se responsabilizado por tomar conta dessa criança, o que antes era um papel
cumprido principalmente pelas famílias e depois pela escola e a comunidade. Com
a maioria das mulheres trabalhando fora de casa, os resultados educacionais
oriundos da pré-escola e da família ficaram definitivamente ligados. Nesse
panorama, a escola passa a ser agente fundamental na formação cultural do
indivíduo, enfrentando o desafio constante de reconhecer, acolher e trabalhar
com as diferentes bagagens culturais que cada aluno traz consigo e que estão
presentes no ambiente de sala de aula e da escola como um todo. Nesse sentido o
diálogo entre diferentes culturas passa a ser fundamental para que haja troca
de experiências e uma consequente ampliação do universo cultural dos alunos.
ABRAMOWICZ, (2006) afirma que:
Integrar as
representações culturais na aula de arte é cumprir um importante papel na
difusão e socialização tanto de informações, quanto de conquistas da
sensibilidade e da consciência humana. Essa estratégia pode ser capaz de
favorecer o equilíbrio desejado nas chances de ampliação do conhecimento tanto
individual quanto interativo. Conjugar em proporções particulares e bem dosadas
o ensino da cultura popular é o mesmo que resgatar a integração do saber com
prazer e sabor. (ABRAMOWICZ, 2006, p.82).
Compreende-se que é
preciso repensar a formação do educador e do educando no sentido de
possibilitar o conhecimento, levando em conta a totalidade do ser e do perceber
a função do ensino da disciplina Arte em sala de aula deve ser tão importante
como o da ciência.
BARBOSA, (2005), destaca
que; “Hoje a aspiração dos arte-educadores é influir positivamente no
desenvolvimento cultural dos estudantes”. Percebe-se a importância dos
professores de arte em valorizar os conhecimentos culturais de cada aluno, por
meio dos conhecimentos culturais dos estudantes e dos conhecimentos da arte, os
alunos ganham potencialização da recepção crítica em relação a sociedade,
política, cultura e arte. Através da arte, é possível desenvolver a percepção e
a imaginação para apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a
capacidade criadora de maneira a mudar a realidade que foi analisada. “A arte
na educação, como expressão pessoal e como cultura, é um importante instrumento
para identificação cultural e o desenvolvimento individual do ser humano”
(BARBOSA, 2005, p.99).
CONCLUSÃO
O objetivo desta pesquisa
foi destacar a importância do estudo da cultura popular na educação básica,
através da disciplina Arte.
Durante a realização
deste trabalho observou-se que a cultura popular é um elemento constituinte
básico da criação e identificação de uma comunidade. Apesar da sua significação
e importância ainda é pouco estudada e discutida em sala de aula. Para a
execução deste trabalho foram consultadas diversas bibliografias,
documentários, periódicos, entrevistas em jornais e revistas, sobre cultura
popular e o ensino da arte no Brasil.
A valorização da cultura
popular é importante para uma construção identitária de um sujeito social, na
medida em que agrega valores de outros sujeitos e permite de forma crítica
trabalhar nos contrastes e diferenças.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
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